Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

No DF, Bolsonaro lidera em todos os cenários

Da redação do conectadoaopoder.com.br

No DF, de modo geral, a população parece estar gostando da gestão de Bolsonaro, pois em pesquisas feitas pelo Instituto Ideia em parceria com o portal Metrópoles, em todas elas o militar está na liderança.

Na generalidade, no primeiro cenário apresentado consta que Bolsonaro (PL) lidera com 36%, seguido de Lula (PT), com 29,2%. Ciro Gomes (PDT) está em terceiro, com 7,8%. Sérgio Moro (União Brasil), que embora tenha se colocado fora da disputa, também aparece, sendo citado por 4,8% dos entrevistados.

Com a polarização Lula/Bolsonaro que se encontra no Brasil, a população já não mais acredita em um forte nome de terceira via e dá como certo que ao final, no segundo turno das eleições, haverá uma disputa entre o petista e o atual presidente.

Nesse sentido, os moradores da Capital Federal manteriam o atual presidente na cadeira, com 40,3%, enquanto o ex-presidente seria escolhido por 38,2%.

A preferência no meio religioso

Se voltando para aqueles que possuem religião, a pesquisa indica que 49,7% dos eleitores que declararam voto em Bolsonaro são evangélicos e 28,6%, católicos. O cenário muda em relação a Lula, pois a maior parte de seu eleitorado é de católicos, com 34,6%. Em seguida, estão os evangélicos, que representam 20,8%.

Dados técnicos

A pesquisa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, através de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

Foram entrevistadas 1.200 mil pessoas, na faixa etária de 16 anos ou mais, com capacidade para votar, em todas as regiões do DF, entre os dias 11 e 16 de maio de 2022.

As consultas estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob os números BR-04114/2022 e DF-09593/2022.