Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Ibaneis inaugura UBS em Ceilândia

Unidade tem capacidade para realizar 300 atendimentos por dia e contará com cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, nesta quinta-feira (25), a Unidade Básica de Saúde (UBS) 15 em Ceilândia. Pela localização do espaço, a unidade fica na QNR 2, a população de Sol Nascente/Pôr do Sol também será beneficiada com os 300 atendimentos que a UBS poderá realizar por dia.

Orçada em R$ 3 milhões, a nova UBS vai abrigar cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, além de um corpo de funcionários completo. Sua estrutura está arquitetada da seguinte forma: sala de atividades coletivas, sala de vacinas, central de material esterilizado, sala dos agentes comunitários de saúde, sala de coleta de exames, sala de curativos, sala de inalação coletiva, copa para funcionários e vestiário para funcionários.

“Temos um foco muito forte na Atenção Primária, ela é a porta de entrada da saúde, diminuindo o fluxo de pessoas nas UPAs e hospitais. Nosso projeto é inaugurar, até o fim do próximo ano, 21 UBSs. E temos mais uma para entregar este ano no Vale do Amanhecer, em Planaltina”, disse Ibaneis durante a inauguração.

Com uma área de 831,20 m², a UBS 15 tem 13 consultórios, dos quais quatro são para médicos, três para enfermeiros e quatro são consultórios de odontologia; sala de vacina, sala de procedimentos – curativo, sala de coleta de exames laboratoriais – , farmácia e sala de medicação.

“É uma reivindicação muito antiga da população. Em qualquer lugar do Brasil uma UBS como essa é chamada de pequeno hospital, por conta de seu porte, do seu acabamento, por ser completa”, ressalta o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache.

*Fonte: Portal DF Soberano