GDF firma parceria público-privada para conceder serviços de diagnósticos e de lavanderia da rede de saúde

FOTO 2

GDF inicia processo para novas parcerias na área de saúde

O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGP) a abrir o processo de formulação de dois projetos que visam à melhoria da infraestrutura da rede pública de saúde. Os chamados Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) vão ser firmados com empresas privadas com o intuito de executarem projetos que busquem amodernização dos serviços de saúde. O primeiro encontro para discutir os projetos ocorreram nesta segunda-feira (16/8).

Um dos projetos a ser desenvolvido trata da concessão dos serviços da rede de apoio de diagnóstico, que inclui laboratórios de análises clínicas e de procedimentos de diagnóstico por imagem; o outro é voltado à concessão dos serviços da rede de lavanderia nas unidades hospitalares da rede pública.

“A Secretaria de Saúde nos provocou para a abertura dos procedimentos, que têm um fator fundamental na modernização dos serviços de saúde pública do DF. Dar melhor eficiência à rede é fundamental para melhorarmos o atendimento à população”, diz o secretário de Projetos Especiais do GDF, Roberto Andrade.

O projeto que vai conceder os serviços de apoio de diagnóstico tem o intuito de melhorar o atendimento nos laboratórios de análises clínicas e de procedimentos de diagnóstico por imagem. Segundo o governo, essa melhoria resulta em impacto em diferentes estágios da cadeia de saúde, como prevenção, diagnóstico, prognóstico e acompanhamento terapêutico.

A concessão dos serviços de lavandeira é outro segmento a ser atendido pela parceria público-privada. Pela iniciativa fica estabelecido que a concessão desses serviços – que é feito em 13unidades hospitalares, além do Hospital de Base e do Hospital Regional de Santa Maria –que são atualmente feitos por um pequeno grupo de profissionais, o que torna o serviço insuficiente. “A desocupação produzida pela extinção total ou parcial de diversos cargos do quadro geral do serviço público provocou uma carência nesse setor”, reconhece o GDF.

*Fonte: Portal News Black