Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

1500 alunos vão cuidar de cinco cidades através de programa de qualificação profissional

Programa já recuperou quase 250 equipamentos públicos e agora parte para Itapoã, Guará, Estrutural, Riacho Fundo e Águas Claras

O RENOVADF chega ao seu terceiro ciclo nesta semana para cuidar e recuperar equipamentos públicos em cinco cidades pelas mãos de 1,5 mil alunos. Nesta terça-feira (9), o programa de qualificação profissional e conservação do patrimônio público foi lançado no Itapoã e, na quinta-feira (11), será a vez do Guará.

O vice-governador Paco Britto saudou os alunos presentes na Praça dos Direitos, no Itapoã, e pediu aplausos à turma de aprendizes pelo trabalho que será executado nas cidades. “Estamos capacitando profissionais num momento difícil da economia. O governo não demitiu ninguém e está inserindo pessoas no mercado de trabalho”, destacou.

Titular da Secretaria de Trabalho, pasta responsável pelo RENOVADF, Thales Mendes pontuou os números do programa.

“Teremos mais 750 alunos hoje e na próxima quinta-feira mais 750, chegando ao número de 3.500 alunos nas cidades. Estamos fazendo uma transformação em todas as cidades que passamos”.

Visão que é compartilhada pelo administrador do Itapoã, Marcus Cotrim. “O programa vai transformar e renovar espaços importantes e que as pessoas utilizam diariamente como lazer”.

25% dos formandos no mercado

O RENOVADF já passou por quatro regiões administrativas e recuperou quase 250 equipamentos públicos.

No primeiro ciclo foram atendidas as cidades de Ceilândia e Samambaia, onde 92 equipamentos públicos foram recuperados e 813 alunos foram formados.

“Dos 813 alunos que se formaram na primeira turma, quase 200 estão trabalhando na área de construção civil. O mercado está contratando pessoas nessa área”, destacou Thales Mendes.

No segundo ciclo foram contempladas as cidades de São Sebastião e Arniqueira e, no momento, 1.500 alunos estão recuperando 149 espaços públicos dessas cidades.

Nesse terceiro ciclo haverá dois lançamentos, em Itapoã e Guará, mas diferentemente dos outros dois, os 1.500 alunos vão atender também as cidades de Estrutural, Águas Claras e Riacho Fundo. Entre os alunos contemplados nos três turnos, 80 são imigrantes e, aproximadamente, 45% são mulheres.

Sobre o programa

O RENOVADF consiste na oferta de cursos práticos de qualificação social e profissional, nas áreas de construção civil e jardinagem.

Ministrados pelo Senai e integrados às atividades de conservação do patrimônio público, os cursos proporcionam novas habilidades ao trabalhador, de forma a torná-lo apto a atender as exigências do mercado de trabalho, bem como a realização de higienização e limpeza, manutenção e recuperação dos equipamentos públicos.

Os alunos estudam quatro horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, e têm direito a benefícios, tais como auxílio pecuniário no valor equivalente a um salário mínimo mensal (R$ 1.100); vale transporte e seguro contra acidentes pessoais.