Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

População do DF vai poder escolher a marca da vacina contra a Covid-19 nos postos de vacinação

Com um grande quantitativo de vacinas em seu estoque, a Secretaria de Saúde do DF (SES) divulgou que a partir desta quarta (8) a população adulta vai poder escolher qual imunizante contra a Covid-19 quer aplicar. A SES informou que dispõe de mais de um milhão de doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech para aplicação da D1, D2 e reforço.

“O nosso intuito é vacinar ao máximo a população para que a gente tenha uma cobertura vacinal destaque no Brasil”, afirmou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

O secretário ressaltou que grávidas, puérperas e adolescentes de 12 a 17 devem obrigatoriamente receber a vacina da Pfizer-BioNTech, a única aprovada no Brasil para esses públicos.

O DF continua recebendo remessas de vacinas do Ministério da Saúde. Na segunda-feira (6), o DF recebeu imunizantes da AstraZeneca e Pfizer para primeira dose em adultos somados ao quantitativo de CoronaVac já existente na Rede de Frio Central.

“O DF tem vacinas suficientes para atender a todos os grupos com D1, D2 e dose de reforço. Portanto, pedimos à população que procure as nossas unidades de vacinação”, completou o explicou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

De acordo com a chefe do Núcleo da Rede de Frio, Tereza Luiza Pereira, já foi definida a logística necessária para garantir o abastecimento dos pontos de vacinação, com diretrizes para minimizar as perdas técnicas. “A gente tem que ter um planejamento muito bem estruturado para não perder a vacina no posto”, destacou.

Tereza explicou, ainda, que um frasco de vacinas da Pfizer-BioNTech, após aberto, deve ter suas seis doses utilizadas em até seis horas. No caso da CoronaVac, são dez doses para serem aplicadas em até oito horas. Já a AstraZeneca vem em um frasco de cinco doses com tempo útil de 48 horas. “Quanto maior a procura, menor a perda técnica. A gente só precisa que as pessoas tomem as vacinas”, completou a chefe do Núcleo da Rede de Frio.

Confira no site da Secretaria de Saúde a lista com os pontos de vacinação.

Fonte: Expressão Brasiliense

Foto: Breno Esaki/Ag. Saúde-DF